NOTÍCIAS SOBRE O MEC

  20/05/19      10h29

No último dia de inscrições, exame bate a marca de 6 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 alcançou a marca de 6 milhões de participantes inscritos. O número foi registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 18h45, desta sexta-feira, 17 de maio, último dia de inscrições.

O número de inscrições confirmadas só será conhecido quando terminar o prazo para pagamento da taxa de inscrição, aberto até o dia 23 de maio.

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na Página do Participante, até as 23h59 desta sexta. Todos os interessados em participar do Enem precisam se inscrever, mesmo quem está isento do pagamento da taxa de inscrição. No valor de R$ 85, a taxa deve ser paga até 23 de maio. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro.

Novo sistema – O Inep lançou um novo sistema de inscrição para esta edição do exame, mais interativo e personalizado. Também foi elaborado um passo a passo de todas as etapas do novo processo, inclusive em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na Página do Participante, as informações são apresentadas por uma atendente virtual, como em um chat. Os personagens da Galera do Enem comandam a inscrição e apresentam as perguntas de acordo com a resposta anterior.

O novo sistema valoriza a experiência do usuário e aposta no costume da população brasileira em interagir por mensagens, como no aplicativo WhatsApp. Os formulários, com diversas perguntas a cada etapa da inscrição, foram substituídos por esse bate papo personalizado. Por estar mais focada na realidade do usuário, a inscrição ficou mais fácil e mais rápida.

Cumprindo novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos agora precisam ser registrados e, por isso, são atrelados ao CPF do participante. A medida evita pagamentos duplicados ou com valores incorretos.

Celular - O novo sistema de inscrição do Enem provocou uma mudança de comportamento nos interessados em fazer as provas. Até a quarta-feira, 15, uma média de seis em cada dez pessoas fez a inscrição por meio de celulares ou tablets. Em 2018, apenas 30% do total de inscritos usou as plataformas móveis.

Enem – O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscritos.

O Enem avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/76201-no-ultimo-dia-de-inscricoes-exame-nacional-do-ensino-medio-bate-a-marca-de-6-milhoes-de-inscritos

NOTÍCIAS SOBRE O  MEC