NOTÍCIAS SOBRE GESTÃO COMERCIAL

  21/05/19      10h22

Gestão comercial torna negócios mais eficientes

Uma boa gestão comercial deve motivar, treinar e direcionar a equipe de vendas, avaliando quais questões precisam ser melhoradas com o objetivo de buscar resultados mais expressivos para o negócio.

Marcus Lemonis, empresário de sucesso, acredita que devemos dar atenção a três pilares dentro das empresas para uma gestão comercial eficiente: Pessoas, Processo e Produto.

  1. Pessoas

As pessoas são a base das atividades operacionais, financeiras ou logísticas de uma empresa, sendo fundamentais para que aconteça a integração entre setores e o bom funcionamento do negócio. O respeito e o reconhecimento pelo trabalho do vendedor faz com que a equipe envolvida no processo entenda que ela é agregadora de valor dentro da empresa.

  1. Processo

É preciso dar atenção à forma como os produtos são fabricados para estabelecer uma estratégia de vendas e, principalmente, pensar em como serão disponibilizados ao cliente, que será o principal fator de análise de aceitação dos produtos comercializados.

  1. Produto

Uma gestão comercial capacitada entende que fazer pesquisas de mercado e testes de qualidade com os produtos vendidos, ainda que gere um custo inicial, trará maior segurança e assertividade nos processos, culminando na satisfação do cliente.

Como a gestão comercial torna meu negócio mais eficiente?

Seus esforços não serão eficientes sem um modelo que integre as metas estratégicas e medidas operacionais adequadas. Acompanhe como uma gestão comercial eficiente colabora para o sucesso o negócio.

a) Estratégia de vendas

A estratégia de vendas é um planejamento criado por um gestor de vendas capacitado com o objetivo de aumentar os lucros sobre as vendas de produtos e serviços. A forma como os clientes tomam decisões de fazer compra muda constantemente, e por isso, é importante rever as estratégias e definir o que não funciona mais, o que ainda é relevante e os próximos passos.

O plano estratégico de vendas é uma ferramenta importantíssima, que precisa de muito tempo e conhecimento para ser desenvolvida. Ela deve ser ajustada de acordo com a evolução das vendas e as mudanças do mercado.

b) Contratação de vendedores mais eficiente

Contratar profissionais de vendas que tenham um perfil adequado ao negócio é o primeiro passo para a formação de uma equipe de alto rendimento. No caso de um call center, por exemplo, é necessário que eles tenham uma ótima comunicação e estejam sempre abertos a mudanças. Uma gestão de vendas capacitada estará apta para identificar os esses perfis.

c) Metas mais assertivas

As metas são muito importantes para qualquer negócio. É a partir delas que a equipe se planeja para buscar os resultados e também são importantes para saber se os resultados esperados estão sendo atingidos e se o faturamento está adequado.

Uma gestão comercial eficiente estabelece metas claras, baseadas em dados concretos, e não apenas na vontade dos gestores. As metas também devem servir para motivar os vendedores a atingi-las e garantir um reconhecimento pelo trabalho.

d) Trabalhando com métodos

Para que o planejamento da gestão comercial ocorra conforme o esperado, é preciso trabalhar com métodos pré-definidos. Esses métodos precisam ser transmitidos para a equipe de forma clara. Ao fazer isso, é possível otimizar o tempo em ligações e garantir melhores resultados.

Como aprimorar a gestão comercial da minha empresa?

Já sabemos que, especialmente em cenários de crise, as estratégias de vendas devem ser aperfeiçoadas e bem administradas. Um bom gestor de vendas será capaz de acompanhar as metas estabelecidas e o desempenho da equipe.   Neste sentido, a capacitação profissional do gestor de vendas é indispensável. Para conseguir realizar a gestão comercial de forma eficiente, é preciso ter conhecimentos específicos, que vão permitir ao gestor melhorar os processos e aumentar a rentabilidade do negócio.

Especialmente nos mercados mais competitivos a capacitação, não apenas serve para transmitir informações, mas para estar atualizado sobre tudo o que de mais importante acontece no segmento de atuação. Isso inclui saber sobre liderança, relacionamento interpessoal e como lidar com desafios internos da equipe. Em suma, investir na capacitação dos profissionais de venda de sua empresa faz toda a diferença.

Fonte: http://www.gazetainterior.com.br/index.php/gestao-comercial-torna-negocios-mais-eficientes/

NOTÍCIAS SOBRE GESTÃO COMERCIAL